conteúdo
Notícias
14/09/2021

Capão da Canoa implementa Plano Diretor de Turismo


Projeto de Lei 77/2021 foi aprovado na última segunda, dia 13



Desde 2018, quando Capão da Canoa passou a integrar o Mapa Nacional e o Mapa Regional de Turismo, com certificação do Ministério do Turismo, o município iniciou a documentar e regulamentar toda a oferta turística da cidade, inclusive com projetos para criação de novos destinos e roteiros turísticos, incluindo cadastramento de toda rede hoteleira e demais prestadores do trade junto ao CADASTUR. No ano de 2020, com a pandemia provocada pela COVID-19, o setor de Turismo foi brutalmente atingido, porém a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico não ficou parada, ao invés disto, focou seus esforços em acelerar o Plano Diretor de Turismo, que consiste em regulamentar toda a cadeia turística da cidade.
 
Pronto desde maio de 2020, o PD-Tur só foi enviado ao Legislativo neste ano para evitar que houvesse uma lacuna na execução por conta dos impedimentos provocados pela pandemia, pois a partir da sua aprovação, os projetos precisam começar a serem encaminhados ao Ministério de Turismo. O Projeto de Lei nº77/2021 foi encaminhado ao Legislativo, que convocou audiência Pública no último dia 03/09, a fim de ampliar a compreensão da matéria por parte da comunidade e dos vereadores.
 
Após findada a Audiência Pública, o PL77/2021 foi colocado em pauta para votação dos vereadores na última sessão, dia 13 de setembro, sendo aprovado por unanimidade. Agora vai para a sanção do prefeito Amauri Magnus Germano. Conforme o chefe do executivo, é um passo importante para o desenvolvimento municipal. “Certamente, nossa comunidade terá um ganho enorme com a implementação do plano diretor na área do turismo, que, junto com a construção civil, é a principal fonte de fomento da nossa economia”, relata.
 
Na audiência pública, o diretor de Turismo, Everson Michel, responsável pelo desenvolvimento do Plano Diretor de Turismo, explanou a relevância deste projeto para a organização do turismo da cidade que vem crescendo exponencialmente. “Precisamos crescer e precisamos fazer isto de forma organizada e com foco no futuro e o PD-Tur é a ferramenta que faltava para o desenvolvimento Turístico de Capão da Canoa e de toda a região, pois somos o primeiro município do Litoral a ter um Plano Diretor voltado ao segmento. Isto nos dará mais possibilidade na busca de recursos e geração de emprego e renda para nossa comunidade”, conclui Everson durante a audiência.
 
O Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Itamar Trombetta, se mostrou satisfeito com o trabalho realizado e pela percepção dos vereadores e compreenderem que este projeto aponta para o futuro de Capão da Canoa. “Sem dúvida nenhuma o trabalho de toda a equipe é de suma importância, mas quero agradecer a cada vereador por compreender a importância deste projeto para nossa comunidade”, conclui.




Créditos: Bernardo Zamperetti/Imprensa PMCC


Acessibilidade


Para navegação via teclado,
utilize a combinação
ALT + TECLA DE ATALHO