11/06/2019

Prefeitura recepciona duas novas turmas do programa “Jovem Aprendiz”

Ação ocorre em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC)

A Prefeitura de Capão da Canoa, através da Secretaria de Cidadania, Trabalho e Ação Comunitária, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Sul (SENAI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), iniciou duas novas turmas no programa “Jovem Aprendiz”. A recepção aconteceu no final da tarde de segunda-feira (10) no auditório do centro administrativo.

O curso do SENAI acontecerá pela manhã, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cícero Brogni e o curso do SENAC a tarde, no espaço do balcão do SENAC em Capão da Canoa. O Jovem Aprendiz é um programa criado para estimular as empresas a desenvolverem programas de aprendizagem que visam a capacitação profissional de adolescentes e jovens com 14 a 24 anos.

O Prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano, destaca a importância da qualificação diante do contexto de crise nacional. “O programa Jovem Aprendiz é uma excelente oportunidade para os nossos adolescentes, tanto na questão de aprendizagem como também de inserção no mercado de trabalho, em empresas da nossa cidade”, comenta.

Segundo o Secretário de Cidadania, Trabalho e Ação Comunitária e Presidente do COMDICA, Luciano Flores, o objetivo do Programa Jovem Aprendiz é preparar jovens para o primeiro emprego em atividades operacionais por meio de qualificação profissional técnica. “Estamos atendendo uma demanda da comunidade que o Prefeito Amauri solicitou empenho, erradicando o trabalho infantil e garantindo o ECA (Lei nº 8069/1990), visando dar oportunidades aos jovens do nosso município”, diz.

Para minimizar a grande dificuldade que a população tem para conseguir o primeiro emprego, a legislação determina que todas as empresas de médio e grande porte contratem como aprendizes de 5% a 15% do quadro de funcionários. É preciso ainda estar matriculado e cursando o Ensino Fundamental ou Ensino Médio.

Créditos: Bernardo Zamperetti