conteúdo
Notícias
13/03/2019

Demarcação das áreas de lazer, surfe e pesca é tema de reunião


Também foram entregues aos pescadores embalagens para recolhimento dos resíduos oriundos da retirada das redes, dando continuidade a campanha iniciada em 2018



Na tarde de terça-feira (12) no auditório do centro administrativo, aconteceu uma reunião com pescadores de Capão da Canoa. A demarcação das áreas de lazer, surfe e pesca foi um dos principais temas tratados. O encontro integra o cronograma de atividades visando a integração junto aos profissionais da atividade pesqueira.

Foram entregues aos pescadores embalagens para recolhimento dos resíduos oriundos da retirada das redes, dando continuidade a campanha iniciada em 2018. Também foi apresentado o mapa de demarcação das áreas de lazer, surf e pesca na beira da praia. Todas as áreas serão identificadas com placas e cada pescador terá seu ponto de pesca georreferenciado, identificado, conforme legislação.

Na abertura da reunião, o Secretário de Cidadania, Trabalho e Ação Comunitária, Luciano Flores, representou o Prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano,, destacando que a gestão está trabalhando para atender todas as demandas desta categoria e salientou a importância da parceria entre Município, Emater, Comdape e com os próprios pescadores, para que acontecessem todos estes resultados.

Confira os temas tratados.

Portaria 24 (19.02.19) – Regula autorização temporária da atividade pesqueira. Isto se dá em função de que o órgão responsável não tem emitido as Carteiras de Licença de Pesca, dando validade aos protocolos.

Decreto 50.776 (23.10.13) – Prevenção e combates a doenças associadas a exposição solar; programa estadual de distribuição de protetor solar ao trabalhador rural,  pescador e aquicultor. O cadastro dos pescadores será via Sindicato e a inclusão no programa através da Sec. Mun. de Saúde, parceria que foi construída para atender os pescadores do município.

Autorização Ambiental Geral (circulação de veículos na atividade da pesca); todo pescador deverá solicitar junto a Sec. Mun. de Meio Ambiente e Planejamento do município, para ficar regulamentado na sua atividade de pesca na beira de praia.

Planilhas de pesca (anotações semanais) onde os pescadores deverão informar semanalmente quantidade e espécies capturadas ao EM da Emater/RS-Ascar. Estes dados são repassados posteriormente ao Governo do Estado.
 




Créditos: Bernardo Zamperetti


Acessibilidade


Para navegação via teclado,
utilize a combinação
ALT + TECLA DE ATALHO