conteúdo
Notícias
13/06/2018

Evento debate sobre saúde mental e luta antimanicomial


Encontro foi proposto pelo Centro de Atenção Psicossocial de Capão da Canoa



A Prefeitura de Capão da Canoa, através do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde, promoveu uma ação para debater sobre saúde mental e luta antimanicomial. As palestras aconteceram na quarta-feira (13) no salão de atos da Secretaria de Assistência e Inclusão.

O Prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano, afirma que, na área da saúde, um dos grandes objetivos da gestão é conscientizar a população e promover a luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. “O nosso CAPS desenvolve um trabalho de suma importância, pois lida diretamente com a vida de diversas pessoas da nossa comunidade, por isso merece todo o amparo na realização de suas atividades”, observa.

Para a Coordenadora do CAPS de Capão da Canoa, Bianca Costa, a partir da promoção de uma ação externa, é possível perceber que o comportamento dos pacientes melhora muito porque uma das metas do CAPS é a reintegração social. “Promovemos atividades que, além da socialização, promovem o desenvolvimento cognitivo e mental dos pacientes”, conclui.

O CAPS é um serviço de saúde aberto e comunitário do SUS, local de referência e tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e persistentes e demais quadros que justifiquem sua permanência num dispositivo de atenção diária, personalizado e promotor da vida. A implantação do CAPS casa do sol em Capão da Canoa foi em 2005.

Movimento da Reforma Psiquiátrica

A “Luta Antimanicomial” corresponde ao Movimento da Reforma Psiquiátrica, que teve início no final da década de 70. O movimento denuncia as graves violações aos direitos das pessoas com transtornos mentais e propõe mudanças nos parâmetros éticos e técnicos no atendimento aos portadores de sofrimento emocional grave, nos serviços públicos no campo da Saúde Mental.
 




Créditos: Bernardo Zamperetti/Imprensa PMCC


Acessibilidade


Para navegação via teclado,
utilize a combinação
ALT + TECLA DE ATALHO