19/06/2017

Prefeitura de Capão da Canoa cede carro para APAE

Veículo será utilizado para ajudar a entidade a desenvolver o trabalho no município

O Prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano, e a Secretária de Assistência e Inclusão Social (SAIS), Maria Elisete Machado Germano (Zetinha), cederam um carro do município para uso da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). O ato de entrega das chaves aconteceu no Gabinete do Prefeito na manhã de sexta-feira (16).

O veículo, modelo Gol da marca Volkswagen, pertence à Secretaria de Assistência e Inclusão Social e foi cedido levando em conta a necessidade da APAE para o desenvolvimento do trabalho. O empréstimo acontece de maneira temporária, até que se concretize a chegada da emenda parlamentar de 2013 do deputado federal Alceu Moreira para a compra definitiva do carro da entidade.

Participaram da cerimônia o vice-prefeito, Jairo Marques, os Secretários Jorge Arbello (Meio Ambiente e Planejamento), Clécio Araújo (Administração) e João Batista Bassani (Fazenda), o vereador Ademar Duarte e demais servidores da Prefeitura, além da direção da APAE.

O Prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano, destaca que, levando em conta o atraso para a efetivação da emenda fez com que a gestão tomasse a medida. “As eleições de 2014, em âmbito federal e estadual, e depois uma omissão do antigo governo fez com que a emenda do deputado Alceu Moreira não se materializasse, mas dentro das próximas semanas, vamos solucionar essa questão”, garante.

Para a Secretária de Assistência e Inclusão Social, Maria Elisete Machado Germano (Zetinha), a gestão Amauri e Jairo espera colaborar com essa entidade que realiza um trabalho importantíssimo. “Muitas famílias da nossa cidade precisam da APAE e é nossa obrigação, enquanto gestores públicos, colaborar para o progresso desse compromisso”, analisa.

A Presidente da APAE, Lurdes Mariza dos Santos, afirma que a o carro emprestado pela Prefeitura de Capão da Canoa chega no momento fundamental para o desenvolvimento do trabalho. “Realizamos atendimentos através de equipe técnica das áreas de serviço social, fisioterapia, fonoaudiologia e oficinas terapêuticas, por isso é muito necessário para seguirmos prestando esse auxílio para as pessoas e famílias”, diz.

A APAE é uma entidade da sociedade civil, sem fins lucrativos, concretizou-se através da união e mobilização dos amigos e familiares que sentiram a necessidade de um local adequado e especializado no atendimento às pessoas com deficiência. Realiza atendimento especializado à pessoa com deficiência em Capão da Canoa desde junho de 1987.

A APAE garante através de oficinas diárias atendimento psicossocial à pessoa com deficiência, objetivando o pleno desenvolvimento de suas potencialidades de acordo com suas peculiaridades, assegurando-lhes todos os direitos fundamentais nas áreas da assistência social, educação, saúde, prevenção, trabalho, inclusão social e convivência familiar para assim exercer sua plena cidadania.

Créditos: Bernardo Zamperetti/Imprensa PMCC

•  Fotos: Luiz Moraes