Imprimir Fechar
conteúdo

secretarias

imprimir

Assistência e Inclusão Social

Email: sais@capaodacanoa.rs.gov.br Endereço: General Osório, 835, Santa Luzia Fone: (51)3625-5851 Horários de Atendimento: Geral: das 08:00 horas às 17:30 horas Administração: das 13:00 horas às 19:00 horas Fones: (51) 3625-2449, (51) 3665-5332, (51) 3625-6570, (51) 9932-8767(Claro)

ACOLHIMENTO SOCIAL NA SECRETARIA 

Baseado nas legislações específicas, oferece serviços como: Carteira do Idoso, encaminhamento do Passe Intermunicipal da Pessoa com Deficiência, orientações e encaminhamentos à serviços do INSS, concessão de benefícios previstos pela Assistência Social, acompanhamento familiar, ingresso em grupos, programas e projetos disponíveis. Direcionado para os bairros: Santo Antonio, São Jorge, Quero-Quero, Santa Luzia, Parque Antártica, Centro, Don Luis Guanela, Zona Nova, Girassol e Morada do Sol.


UNIDADES OPERACIONAIS

CRAS ZONA NORTE (CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL)

Visa fortalecer os vínculos familiares e comunitários dos usuários, ampliar o acesso aos direitos de cidadania, bem como estimular a geração de renda. O CRAS é uma unidade pública descentralizada responsável pela organização e oferta de serviços da proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social no seu território de abrangência. São atendidos pelo CRAS os bairros Zona Norte, Praia do Barco, Jardim Beira-mar e mais os distritos de Capão Novo, Arroio Teixeira e Curumim

CRAS ARCO-ÍRIS (CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL)

Visa fortalecer os vínculos familiares e comunitários dos usuários, ampliar o acesso aos direitos de cidadania, bem como estimular a geração de renda. O CRAS é uma unidade pública descentralizada responsável pela organização e oferta de serviços da proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social no seu território de abrangência. São atendidos pelo CRAS os bairros Arco-Íris, Novo Horizonte, Araçá e Guarani.


CASA DE ACOLHIMENTO ABRIGO BEM-ME-QUER 

Propicia acolhimento em medida de proteção especial, de caráter provisório e excepcional. Com capacidade para receber crianças e adolescentes, de ambos os sexos, de zero a dezoito anos incompletos. A Casa acolhe vítimas de violência ou negligência familiar.


CREAS (CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO EM ASSISTÊNCIA SOCIAL)

Presta serviço especializado e continuado á indivíduos e a famílias em situação de ameaça, violência e vulnerabilidade social. Contando com uma equipe técnica de Assistente Social, psicólogo, terapeuta, oferecendo atendimento psicossocial e jurídico através da criação de espaço de apoio, orientação e acompanhamento. É o setor responsável pela Ronda Social do Município.

  
PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA 

É um Programa do Governo Federal que consiste na transferência temporária direta de renda à famílias em situação de pobreza extrema, encontrando-se em situação de vulnerabilidade social e econômica. É o setor responsável pelo cadastro único para todos os programas da Assistência Social do Governo Federal e pela inscrição no programa Bolsa Família e também pela inscrição em cursos do PRONATEC.


PROGRAMA ACESSUAS TRABALHO/PRONATEC

É um Programa do Governo Federal que consiste na transferência temporária direta de renda à famílias em situação de pobreza extrema, inserindo o usuário do Cadastro Único e que se encontra em situação de vulnerabilidade social e econômica, no mundo do trabalho através da disponibilização de cursos e palestras. É o setor responsável pela inscrição em cursos do PRONATEC.


PROGRAMA SCFV – CRIANÇA E ADOSLECENTE (ANTIGO PETI/PIÁ LEGAL)

Visa retirar crianças e adolescentes, de 06 a 15 anos, do trabalho considerado perigoso, penoso ou degradante. Promove o desenvolvimento cognitivo e sócio-emocional, através de atividades artísticas culturais e esportivas em turno inverso ao escolar, que visam o fortalecimento de vínculos e a convivência sadia.

GRUPO DE CONVIVÊNCIA DO IDOSO (ANTIGO VOVÔ E VOVÓ LEGAL)

O programa visa desenvolver o potencial biopsicossocial no idoso, tornando-o mais dinâmico e feliz com vistas a uma qualidade de vida, adquirindo hábitos mais saudáveis.

Secretária - Maria Elisete Machado Germano
Secretária : Maria Elisete Machado Germano
setores
Setor Administrativo, RH e Compras
Responsável: Newton Gonsioroski da Silva Junior Fone: (51)3625-5851
Informática
Responsável: Fone: (51)3625-5851 Ramal: 226
Programa SCFV – Criança e Adoslecente (Antigo Peti/Piá Legal)
Responsável: Lurdes Rodrigues Silva Fone: (51)3625-5851
enquete