conteúdo
Secretaria de Fazenda


Email: secretariofaz@capaodacanoa.rs.gov.br
Endereço: Av. Paraguassú, 1881
Fone: (51) 3995-1155
Horários de Atendimento: De segunda a sexta: das 12h45min as 18h30min.

Secretaria da Fazenda

A Secretaria Municipal de Fazenda constitui o núcleo central do Sistema de planejamento, controle, orientação e execução da política fiscal, tributária, orçamentária, financeira e contábil do Poder Executivo Municipal.

Assessoria

Atendimento o público e outras secretarias; emissão de ofícios de toda a Secretaria da Fazenda; assessoramento ao Secretário, como agenda e compromissos; apoio a todos os setores da Secretaria, resolvendo questões específicas e buscando melhorias e aperfeiçoamento de suas rotinas.

Departamento de Informática

CPD

Responsável pela instalação, manutenção da rede e dos servidores (data center) da prefeitura; avaliação e execução de ações de treinamento e suporte técnico dos usuários; elaboração e implementação de políticas de segurança de rede.

Manutenção

Responsável pela instalação, configuração e identificação e correção de falhas em computadores, periféricos e softwares, seguindo padrão normativo e assistência técnica dos equipamentos de informática de todas as secretarias municipais.

Setor de Arrecadação

Atendimento a Imobiliárias

Atendimento personalizado a pessoa jurídica referente  a ITBI, IPTU e assuntos gerais; Atendimento a tabelionatos e Registro de Imóveis; Emissão de guias de ITBI solicitadas via protocolo; baixa de débitos, prescrição, devolução e parcelamento de laudêmios.

Atendimento ao Público em geral

Emissão de guias, extratos e parcelamentos de IPTU; certidões negativas em geral; certidão não contribuinte.

Setor de Cadastro

Responsável pela emissão de certidões de lançamento, descritivas e demolições; atualização de cadastros de contribuinte no que diz respeito a cadastros e IPTU.

Departamento de contabilidade

Setor Contábil

Elaborar o Plano Plurianual; LDO e Proposta Orçamentária; controlar os gastos em conformidade com o orçamento; controlar o processamento contábil de receita e da despesa; Controlar a aplicação das Leis Fiscais e todas as atividades relativas a lançamentos de tributos e arrecadação de receitas do Município; elaborar a prestação de contas anual-Balanço; encaminhar ao Tribunal de Contas do Estado e a Secretaria da Fazenda; elaborar e encaminhar o PAD ao Tribunal de Contas do Estado; elaborar e encaminhar Relatórios de Gestão Fiscal a todos os órgãos competentes; elaborar e encaminhar os Relatórios ao SISTN-Secretaria do Tesouro Nacional; elaborar e encaminhar prestações de contas referentes às verbas recebidas da União e do Estado; elaborar e liquidar empenhos; registrar todos os fatos contábeis que ocorrem; analisar balanços, relatórios e documentos; controlar Recursos Vinculados; controle de saldos bancários e respectivas aplicações; publicação dos relatórios de Transparência Fiscal.

Setor Financeiro – TESOURARIA

A Tesouraria é o responsável por todas as atividades de registros dos fatos que envolvam o recebimento de receitas e o pagamento de despesas, arrecadação de verbas, aberturas de contas bancárias, aplicações financeiras, conciliações bancárias, elaboração de Boletim Diário de Tesouraria, pagamento dos fornecedores e guarda de valores.

Departamento de Cobrança

Responsável pela análise de processos administrativos que digam respeito a Secretaria da Fazenda; verificar a situação fiscal do contribuinte; emitir guias de honorários advocatícios arbitrados nos processos de execução fiscal; confeccionar processo administrativo para regularizar débitos em caso de existência de bloqueios e depósitos judiciais.

Execução Fiscal

Responsável pelo ajuizamento e acompanhamento das ações de execuções fiscais e ações afins.

Departamento de Fiscalização

Alvarás

Responsável pela emissão de alvarás de localização e suas alterações; emissão de Termos e vistoria para cobrança do exercício fiscal; vistorias para remissão e isenção de IPTU; emissão de Autos de Infração; emissão de Termo de Inscrição em Dívida Ativa; emissão de certidão de Dívida Ativa; emissão de Certidão Narrativa; emissão de Certidão de Inatividade; Baixa e prescrição de débitos; emissão de Certidão de Baixa; fiscalização in loco de estabelecimentos e ambulantes, entre outros serviços afins do departamento.

ISSQN

Responsável pelas retenções de ISSQN nos empenhos; liberações de notas fiscais (prestação de serviços); ações de fiscalização; arbitramento e parcelamento de débitos de ISSQN; requerimentos de contribuintes pessoas físicas com solicitação de baixa r cancelamento de débitos, conforme Lei 2397/2007; verificação de débitos de responsábeis técnicos; notificações; auto de infração, TIAF, TIDA, CDA; notificações e TIAF de cartões e leasing; averbações; andamento das baixas pessoas físicas e jurídicas, verificação de Notas Fiscais, entre outros serviços afins do departamento.

Secretário - João Batista Bassani

Secretário

João Batista Bassani


Notícias da Secretaria

Prefeitura lança programa fiscal para quitação de dívidas 10/05/2018

Prefeitura lança programa fiscal para quitação de dívidas

Programa de Recuperação Fiscal Municipal concede benefícios sobre os juros e multas da dívida ativa, de origem tributária e não tributária, regularmente inscrita até 31 de dezembro de 2017

Regulamenta o Programa de Recuperação Fiscal Municipal - PREFIM 08/05/2018

Regulamenta o Programa de Recuperação Fiscal Municipal - PREFIM

Decreto 195/2018 - Regulamenta o Programa de Recuperação Fiscal Municipal - PREFIM

Programação mensal de Capão da Canoa valoriza eventos esportivos 03/05/2018

Programação mensal de Capão da Canoa valoriza eventos esportivos

Outra grande atração é o Capão Fest, que inicia no último dia de maio
Setores

Cadastro Imobiliário Urbano (IPTU / ITBI / Certidões Diversas)
Responsável: Janice Martins Miguel
Fone: (51) 3995-1103

Departamento de Cobrança
Responsável: Sandra Vanilda Negruni de Fraga
Fone: (51) 3995-1125

Setor Contábil
Responsável: Éder Costa Borba
Fone: (51) 3995-1105
Fone 2: (51) 3995-1141

Acessibilidade


Para navegação via teclado,
utilize a combinação
ALT + TECLA DE ATALHO